domingo, 22 de abril de 2012

Tudo depende do "ponto de vista"!

Vivemos num "tempo" fascinante! Hoje, quase tudo é questionado pelas pessoas! Eu diria que parece até uma "nova fase socrática" na experiência humana!
Muitos dirão que se trata do fácil acesso à informações, outros que tudo isso se deve às "redes digitais", e alguns dirão que é por pura "falta do que fazer"... (rs) Eu prefiro acreditar que tudo isso ocorre porque as pessoas estão evoluindo.
Claro, toda nova fase possui, em si mesma, uma etapa de adaptação. E o maior desafio é que estas mudanças, ou a maneira de evoluir, são diferentes para cada pessoa, em seus respectivos grupo! O fato é que tudo e todos estão mudando, porém, em ritmos e, às vezes, em direções bem diferentes!
Quando escolhi o novo título desse blog estava imaginando a simbologia por de trás do planeta Marte. Talvez a mesma imaginada pelo Dr. Sacks para seu livro (veja texto de apresentação do blog).
Lembro que quando criança, a definição concreta para alienígena era, simplesmente, "marciano". Toda e qualquer criatura estranha, vinda do espaço, diferente por seus hábitos ou forma física, era por definição uma "criatura de Marte"! Como no filme "John Carter - Entre dois Mundos".
Recentemente, um amigo me apresentou um série de desenho animado chamado "Ugly Americans", que retrata uma "nova" Nova York repleta das mais diferentes, e absurdas, criaturas, entre vampiros, zumbis, demônios e feiticeiros, todos vivendo em uma pseudo harmonia.
A ideia é de provocar a reflexão sobre as diferenças entre os "novos" cidadãos, sejam as formas físicas, hábitos alimentares, fé ou o jeito de ganhar a vida, nesta cidade que já é bastante cosmopolita!
Exageros a parte, talvez, e eu digo mesmo apenas "talvez", não estejamos tão longe disso, pois todos os dias lidamos com pessoas fisicamente diferentes, nos dividimos em tantas "categorias" que podemos chegar a esquecer que pertencemos todos à mesma raça humana.
Dialogamos, negociamos, vendemos e compramos, toda a sorte de produtos e serviços, de pessoas que pensam diferente, ou não, que acreditam em coisas diferentes, ou não, e que agem de formas diferentes, ou não, de nós!
Agora, o mais surpreendente e fascinante nisso tudo é que, talvez (de novo "ele"), tudo possa se resumir a um mero e diferente ponto de vista.
Algo que para você pode soar estranho será familiar a alguém! Uma comida, música, lugar, quaisquer coisas que lhe pareçam estranhas podem ser o "comum" para alguns grupos. E eu não estou falando de uma tribo, afastada de qualquer tipo de civilidade conhecida. Não, estou falando do seu vizinho!
Tudo pode depender, exclusivamente, do ponto de vista daquele que, naquele momento único, aprecia o cenário, a situação, um grupo ou indivíduo.
Então, não perca seu tempo criticando... Antes disso, use sua empatia, coloque-se no lugar do outro e aprecie o que é diferente! Você nem precisa concordar, ou pactuar, apenas perceba o que se pode aprender com tantos novos olhares.
Isso é o que irei compartilhar neste blog... Novos olhares, pontos de vista e perspectivas de um sociólogo em Marte!

Rafael Giuliano,
já rodou o mundo em seus livros, mas não troca a aventura de um bom bate-papo para descobrir as pessoas ao seu redor!

2 comentários:

  1. Show...
    Acredito muito que o ponto de vista das pessoas são modificados pela seus hábitos e os hábitos são modificados pelos meios onde elas vivem.
    Talvez pela endoculturação seja ela como instintivo mas a cultura proposta quando nascemos se diferenciam e destorcem o ponto de vista, ou então melhoram conforme seu raciocinio lógico sobre a vida.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Caio,

      Talvez tenhamos um novo desafio... O de criar ambientes de convívio em que as pessoas possam explorar todo o seu potencial, sem tantas críticas ou olhares de repreensão.
      Não acredito numa sociedade permissiva ou anárquica, apenas mais tolerante!
      As pessoas se surpreenderiam se dessem mais atenção ao que os outros dizem e são capazes de criar!


      Apreciativamente,
      RG

      Excluir

Para que este seja mesmo um diálogo, queremos ouvir você!!!
Deixe seu recado, sua visão, não meras críticas, porém, muito mais conhecimento agregado!
Manda aí!