quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ter uma boa ideia é apenas o primeiro passo...

Nem bem fechamos o mês de janeiro e o volume de propostas para Design de Negócios já supera quaisquer expectativas para um primeiro bimestre!
Todo o movimento em torno do empreendedorismo, provocado não apenas pelo mercado, mas também pela academia, nos últimos anos parece ter gerado muitos frutos. Soma-se a isso o grande grau de insatisfação de muitos profissionais, tanto os jovens quanto os mais experientes, com a o ambiente e a dinâmica de trabalho na maioria das organizações.
As pessoas estão empreendendo mais! Algumas buscam atender necessidades identificadas em suas próprias realidades, grupos próximos como amigos, a comunidade, até antigos empregadores, ou os clientes destes. Outros, buscam em seus talentos algo que possa ser ofertado como "produto", seus potenciais ou coisas nas quais se "dão muito bem".
Entretanto, a grande verdade é que todos estes empreendimentos surgem, inicialmente, de uma boa ideia que, às vezes, ainda não está pronta, ou lapidada, para ser apresentada como um serviço inovador!
Há ideias que precisam de pequenos retoques, por vezes de um "empurrãozinho" (alguém que mostre que elas estão prontas), porém, na sua maioria, falta um olhar sobre o outro, àquele que fará uso da ideia, a quem ela servirá, o cliente
Muitos autores contemporâneos defendem (e eu concordo) que cada marca deve contar uma história, a sua história.
Agora, quando falamos de produtos|serviços, estes devem contar uma história diferente. Não a sua própria, e sim a do cliente!
Gosto muito de uma frase de Primo Angeli que diz:
"O talento de descobrir a característica única e comercializável de um produto e serviço é o dom mais valioso de um designer."
Eu acrescentaria que nosso talento se revela quando nossos produtos e serviços são capazes de, mesmo antes de serem adquiridos, contar uma nova história sobre o cliente, fazendo-o sonhar...
Por isso lembrem-se que ter uma boa ideia é apenas o primeiro passo! É preciso aprender a fazer com que outros (inclusive o cliente) sonhem com você para transformar ideias em  realidade!


Rafael Giuliano,
aprendendo a construir junto com aqueles que querem sonhar e criar juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que este seja mesmo um diálogo, queremos ouvir você!!!
Deixe seu recado, sua visão, não meras críticas, porém, muito mais conhecimento agregado!
Manda aí!