É fato que já dispomos de modelos diferenciados de negócios, como as cooperativas, os ambientes de coworking e os clusters, também conhecidos como "Arranjos Produtivos Locais", entre outros, baseados em parcerias e na colaboração, seja em conhecimento ou em fomento.
Entretanto, o que define os caminhos de uma negociação ainda é, em essência, o comportamento das pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, nos diálogos e processos.
Um bom exemplo é o método conhecido como "Negociação baseada em Princípios", desenvolvido pela Harvard Law School, em que o elemento humano ganha destaque. A proposta é a de se atuar sobre quatro princípios, ou dimensões: (1) Pessoas; (2) Interesses; (3) Opções e (4) Critérios. Considera-se imprescindível "separar as pessoas do problema", concentrando-se nos interesses comuns, criando opções para uma solução que deve ser decidida a partir de critérios pré-estabelecidos.
A proposta da Intervenção Apreciativa aplicada aos negócios vai além, estabelecendo e agregando novos valores para os envolvidos, reconhecendo as pessoas como parte da solução, e não do "problema".
Nesta abordagem não existem "partes", "lados" ou "posições", pois a própria negociação ganha um novo valor e propósito, focados em atender os interesses dos envolvidos, porém, indo além, criando soluções mais criativas, baseadas no máximo potencial dos envolvidos e na sinergia do negócio, impactando positivamente, hoje, nos negócios futuros.
Uma grande maioria, por exemplo, pensa em networking como um mero "exercício de conhecer pessoas", ao passo que o desafio não está em "conhecer", e sim em criar conexões, através da percepção das sinergias entre os negócios e também em relação aos empreendedores.
O próprio ato de "vender" já não pode mais ser visto apenas como a oferta de um, frente à demanda de outro, pois a sinergia está em compreender os interesses comuns!
Estes e outros argumentos serão explorados no workshop "Network para Start Up - Criando Redes de Valor para o Negócio" (clique para mais informações), além do exercício prático de criação de redes para a prosperidade do negócio.
Participe e descubra novas formas de fazer negócios mais produtivos e sustentáveis!
Rafael Giuliano,
um empreendedor que aprendeu o valor das sinergias e da colaboração!
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