sexta-feira, 18 de maio de 2012

Por mais propósito nos diálogos...

Nada como um bom e velho bate-papo, entretanto, alguns diálogos em encontros sociais, acadêmicos ou profissionais têm sido, na verdade, muito pouco "proveitosos", ou inspiradores.
Nestas oportunidades, em que encontramos as mais diferentes pessoas, todas fascinantes, sem excessão, com suas histórias e experiências, somos confrontados com dois cenários recorrentes... O primeiro trata desta nova mania de ninguém mais querer "discutir assuntos sérios", como se pensar muito fosse algo ruim, ou que refletir fosse um "trabalho para intelectuais ou filósofos"!
Ok, ok! Compreendo que os desafios diários, a pressão no trabalho e a cobrança sobre nossas complexas relações pessoais e amorosas, às vezes, cansam mente e corpo. Porém, a proposta nunca é discutir a balança comercial, ou as soluções para a política da América... Não!!! Muitos de nós (e eu me incluo nisso) queremos apenas saber qual foi a sua impressão sobre um filme! Qual livro está lendo! O que está achando da vida!? Percepções! Sua visão única do mundo que está a nossa volta! Queremos compartilhar!
O segundo cenário comum está ligado a esta nova "mania" das pessoas em procurar conversar apenas com àqueles que concordam com suas ideias e ideais! As pessoas desejam ter suas opiniões respeitadas, porém, na busca por este "respeito", passaram a dialogar apenas com "seus iguais"!
É certo que pessoas têm opiniões diferentes, porém, é neste embate que reside a maior aprendizagem! Ouvir o outro não implica, necessariamente, em abrir mão de suas convicções, mas reconhecer que existem outros pontos de vista!
Como já dizia Montaigne:
"Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam."
Desafie-se!!! Busque conhecer pessoas que duvidem daquilo em que você acredita! Não vá armado de argumentos, como se fosse evangelizar, apenas ouça, ofereça sim a sua opinião, mas lembre-se de que ela é sua, pessoal e individual, seu ponto de vista!
Pare de se irritar, ou mesmo de se envergonhar, quando alguém discorda daquilo que você disse, pois a discordância, ou mesmo a crítica, é dirigida à fala, não a você, enquanto pessoa!
Não tenha medo de, de repente, numa conversa, descobrir que você não sabia tanto assim... E que, agora, sai dali com novas convicções, pois somos humanos, não nascemos prontos e estamos sempre a um passo do próximo passo em na construção da obra que é nossa vida!
Bem vindo, sempre, ao nosso próximo passo!

Rafael Giuliano,
refletindo, intervindo, mas com certeza, sempre acreditando que um bate-papo pode nos fazer melhores!

Um comentário:

  1. Olá! Participei uma vez da sua palestra pela Ferrero do Brasil em São Paulo. Até hoje não esqueci dela.
    Aproveitei cada palavra, admirei sua inteligência acho que só tenho a aprender com seus comentários. Boa noite

    ResponderExcluir

Para que este seja mesmo um diálogo, queremos ouvir você!!!
Deixe seu recado, sua visão, não meras críticas, porém, muito mais conhecimento agregado!
Manda aí!