quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ainda precisamos falar de "compromisso"!!!

Engraçado falar de compromisso, assim, tão perto do dia dos namorados (último 12/06)!
Entretanto, esse compromisso é diferente, algo que, talvez, esteja faltando mais no mercado do que "bons partidos"! (rs)
Estamos falando do compromisso com o resultado... o envolvimento com o propósito de uma iniciativa.
Tenho tomado muito cafézinho nas últimas semanas, o que é uma forma diferente de dizer que tenho conversado e, principalmente, ouvido muitos gestores de diferentes àreas, e os comentários são muito parecidos: iniciativas fantásticas têm "morrido na praia" por conta da falta de compromisso das pessoas em fazer sua parte.
Porém, quando pergunto se o "problema" é falta de motivação, gestores dão de ombros, sem saber responder!
Parece que a "coisa" já não se trata mais de remuneração, premiações ou mesmo de cobrança, mas de fazer sentido!
Os profissionais, mesmo com todo esse movimento em torno da "inovação" e do "design thinking", parecem estar no "piloto automático", trabalhando de maneira automática, ignorado o impacto de suas ações... ou da falta delas, muitas vezes!
Desde a leitura de um relatório, até o envio de uma informação, um e-mail, ou uma ligação, dentro de um determinado prazo, tudo envolve o compromisso das pessoas, de profissionais, com os resultados, não apenas da empresa, mas os seus próprios.
No final de mais uma xícara, antes mesmo de colocá-la de volta na mesa, um de meus anfitriões me olhou nos olhos e perguntou: "na sua opinião, o que deveríamos fazer!?". E continuou me olhando, como se estívessemos num interrogatório! (rs)  Mas não me chatiei, pois sabia que o olhar não era de um "inquisidor", mas de um curioso mesmo!
Então, perguntei ao grupo o motivo de estarmos ali, reunidos. A resposta veio com um tom crítico, meio óbvio: "estamos aqui para falar de nosso problema!!!", responderam.
Se este for o propósito de nossa reunião, ela já acabou... Agora, se o real propósito for o de encontrar uma solução para que nossas equipes redescubram o seu valor e a importância de seu compromisso, então estamos, de fato, dando um primeiro e importante passo!
Eles se entre olharam e perceberam...
As pessoas reacenderão seu compromisso quando for mostrado a elas um propósito digno de seu envolvimento, desafiante o suficiente para lhes motivar, porém, concreto o bastante para ser enfrentado!
Sim, falta compromisso de muitos, mas ainda temos de fazer nosso dever de casa... e mostrar às nossas equipes o propósito do trabalho de cada um na organização e na socidade que estamos construindo!


Rafael Giuliano,
teimoso, não, mas persistente! Acreditando que as respostas certas ainda vêm quando fazemos as perguntas certas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que este seja mesmo um diálogo, queremos ouvir você!!!
Deixe seu recado, sua visão, não meras críticas, porém, muito mais conhecimento agregado!
Manda aí!