domingo, 22 de maio de 2011

"Já saiu do escritório hoje?" | Considerações sobre o trabalho remoto!

Engraçado como as pessoas, clientes e até fornecedores, ainda se preocupam com o endereço de onde você trabalha! Como se isso criasse uma referência de sua empresa, identificando lugar onde é possível lhe encontrar.
Àqueles que conhecem a mim e ao meu trabalho sabem que todo o espaço que for bom para um diálogo se transforma em meu "escritório"... um café, restaurante, bar e até um banco de praça, recentemente, foi palco de uma tutoria.
Um artigo da revista Época Negócios traz dados de uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Milwaukee que aponta para uma maior satisfação dos funcionários que permanecem a maior parte da semana "gastando sola de sapato", fora do ambiente do escritório.
O mais interessante é o "maior benefício" apontado por quem trabalha remotamente: a diminuição no "estresse causado por conflitos comuns no convívio diário". Parece que as pessoas estão se "desgastando" muito rápido nas relações diárias, o que me fez recordar alguns fatos interessantes:

Fato 1: o trabalho remoto, seja no sistema de home office, ou em ambientes alternativos, como os de coworking, não devem servir para se "fugir" das relações, muitas vezes conflituosas, dos ambientes organizacionais, até porque, ainda que você trabalhe na "rua", sempre haverá a relação de interdependência com os demais membros da equipe;


Fato 2: o trabalho remoto, nem de longe, significa trabalhar sozinho. Isso remete à necessidade de se conhecer, ainda mais, tecnologias de trabalho colaborativo, de transmissão de dados, voz e imagem, além de requerer uma excelente relação de trabalho, e até de cumplicidade, com as outras pessoas ligadas a você e às suas atividades.


Por estes, e tantos outros motivos, é importante lembrar que o trabalho remoto requer uma nova disciplina, uso de tecnologia e uma cultura de colaboração.
Além do mais, devemos aproveitar melhor as oportunidades que existem na multiplicidade de espaços onde trabalhamos remotamente. Não adianta de nada você ir para um espaço de coworking, ou mesmo num café, baixar a cabeça sobre o notebook, com seus fones de ouvido, e ignorar todo o potencial humano, de relacionamento e inovação que podem estar ao seu lado.
Curta seu trabalho, e curta os espaços que escolher para realizá-lo!!!


Rafael Giuliano,
aprendendo todos os dias, um pouco mais através de pessoas e lugares diferentes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que este seja mesmo um diálogo, queremos ouvir você!!!
Deixe seu recado, sua visão, não meras críticas, porém, muito mais conhecimento agregado!
Manda aí!