segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lições do Design para os negócios!

Demorei algum tempo para escolher o título deste post e no final optei pela ideia de "lição", afinal de contas quero falar de mais uma aprendizagem para os negócios que vem direto do universo do Design!
Na última semana fui convidado a conhecer um novo negócio, a proposta de um empreendimento com boas perspectivas na área de serviços. Falamos do mercado, dos potenciais "clientes" (que prefiro chamar de usuários, mania de quem trabalha com projetos de serviços), possíveis concorrentes e até algumas empresas nas quais se espelhar. E, é claro, os resultados financeiros pretendidos.
Ia tudo bem, eu e meus parceiros já visualizávamos algumas possibilidades, porém, quando chegou o momento de conhecer melhor os serviços, confesso, foi desapontante.
Eles pareciam desconexos, fora do contexto da própria empresa, desalinhados com sua marca e missão. Uma "colcha de retalhos" baseada em "oportunidades", com uma ideia daqui, outra dali, mas sem conseguir um foco, ou qual sua real competência para solucionar quais desafios dos clientes - os usuários.
Vi o Product Manager de nossa equipe tentar explicar para o empreendedor que a apresentação, neste ponto, parecia ter perdido um pouco do foco que é, na essência, o de atender uma demanda. Que estava centrando muito na tecnologia, no funcionamento e pouco na melhoria, e nos resultados, para o usuário!
Como mediador da reunião, interrompi o diálogo e pedi ao Designer de nossa equipe que apresentasse seu portfolio. Todos olharam para mim como que se perguntassem "porque eu estava mudando de assunto"! Porém, quando nosso profissional começou a apresentar seus trabalhos e a sinergia entre os projetos que já realizou ficou clara a minha intensão: demonstrar que o portfolio de uma organização, ou profissional, precisam transmitir seus valores!
Esta foi uma lição importante, aprendida com o livro "Gestão Estratégica do Design", num de seus capítulos mais provocantes: "Sua Marca Não É Seu Logotipo"!
É hora de rever conceitos e perceber que produtos e serviços são como "portais para as experiências que importam para os clientes"!
Então, vamos nos dedicar para que sejam as MELHORES experiências!


Rafael Giuliano,
procurando projetar experiências que ofereçam valor para as pessoas por de traz dos usuários!

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